sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VII Semana do Manguezal

Entre os dias 8 e 11 de novembro foi realizada a VII Semana do Manguezal. O evento foi organizado coletivamente pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, IPeC, Coletivo Educador e Coletivo Jovem, contando ainda com o apoio do Departamento Municipal de Educação, das Escolas Estaduais e Municipais, da Coordenadoria de Educação Ambiental- CEA/SMA, Grupo de Trabalho de Educação Ambiental/Comdema e da monitora Nany.

No dia 8 de novembro, foi realizado um HTPC na Escola Estadual Bairro Cubatão, com os professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Esse HTPC teve a participação além dos professores, de membros do IPeC, Apeoesp, CEA/SMA e Departamento de Meio Ambiente, todos membros do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental/Comdema.  A atividade buscou reunir professores do Ensino Infantil ao Médio para discutir as diretrizes de Educação Ambiental para o município. Foi possível identificar alguns pontos que podem ser melhorados e como um dos encaminhamentos ficou a necessidade de discutirmos a Educação Ambiental no âmbito escolar já no Planejamento anual das escolas e o material gerado deste encontro será usado na construção da política Municipal de Educação Ambiental.
HTPC com professor@s da Rede Estadual e Municipal de ensino
 para discutir as diretrizes de Educação Ambiental.

No dia 9, foi realizado o mutirão de limpeza dos manguezais que teve como coordenadores diversos membros do IPeC, do Departamento de Meio Ambiente, professor Edinho e João. Contou com o apoio das Escolas Estaduais, totalizando 77 estudantes realizando a limpeza no rio Olaria e 35 estudantes no mutirão no Bairro Porto Cubatão. Ao todo, foram recolhidos 738 Kg de lixo dos manguezais, sendo 334 Kg no Porto Cubatão e 404 Kg no rio Olaria. Neste mesmo dia foi montado o cenário do Manguezal na Colônia de Pescadores Z-9.



Mutirão de limpeza dos manguezais.

Nos dias 10 e 11, as escolas municipais levaram os estudantes para visitar o espaço montado na Colônia de Pescadores. Os estudantes foram recebidos por membros do IPeC e diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente. Foram feitas diversas atividades havendo exposições, apresentação de material fotográfico, observação do manguezal e uma discussão sobre o lixo nos manguezais. No período da tarde ainda foi possível assistir o teatro montado pelos Jovens Pesquisadores/IPeC que falava sobre a importância dos manguezais, sua fauna e flora. Cerca de 400 estudantes passaram por este espaço.

Teatro dos Jovens Pesquisadores/IPeC.


Observação das aves no manguezal.

Estudantes aprendendo sobre o manguezal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário